top of page

Diferenças entre anime/mangá Sakura Card Captor


"Chave que guarda o poder das Trevas, mostre seus verdadeiros poderes sobre nós e ofereça-os à valente Sakura que aceitou essa missão! Liberte-se!"

Hey, marujos!

Hoje a sua maravilhosa capitã venho trazer as diferenças dessa maravilhosa obra de arte, haha!

Eu sou meia suspeita quando se trata de Sakura porque sendo sincera...SOU VICIADONA! Assisto desde pequena quando eu era ainda um brotinho em fase de desenvolvimento e continuo vendo-o até hoje. Não importa quantos anos passem ou quantas vezes já assisti, eu nunca enjoo.

Tanto o anime quanto o mangá são ótimos. Incrivelmente encantadores com uma história leve, agradável e divertida. Só que assim como tudo na vida, há diferenças entre ambos. Essas diferenças (apesar de algumas serem bem grandes mesmo) não me incomodou em nenhum momento. Acredito que as duas versões sejam ótimas e que o essencial está ali, presente em cada uma.

Sem mais demora, entrem a bordo!

ATENÇÃO! Esse post CONTÉM SPOILERS!

- - - -

→ A Meiling não existe no mangá. Isso foi uma das coisas que mais estranhei quando comecei a lê-lo, afinal, eu gostava bastante dessa personagem e ela dava muita graça no anime. A razão por ela ter sido criada no anime acredito que tenha sido para ampliar os episódios e criar mais comédia na história.

→ No mangá, o deque é composto por apenas 19 cartas Clow, enquanto no anime temos 52 cartas. Se contarmos com as que aparecem nos filmes, esse número sobe para 54.

→ O começo de ambos são diferentes. Enquanto no anime a história começa mostrando a Sakura abrindo o livro The Crow e libertando as cartas, no mangá isso não acontece. Apenas é mostrado como forma de lembrança e a história já começa com a Sakura tendo capturado algumas cartas e contando sobre algumas coisas de sua vida para o leitor.

→ No anime Shaoran captura algumas cartas Clow utilizando sua espada. Já no mangá ele não consegue capturar nem utilizar nenhuma carta porque somente quem tem o báculo mágico pode capturar e usar as cartas.

→ Yue julga tanto Sakura quanto Shaoran no anime, mas no mangá somente a Sakura é julgada para saber se ela é digna de ser dona das cartas Clow.

→ Shaoran faz chocolates caseiros especialmente para Sakura no Valentine’s Day (dia dos namorados, onde no Japão é comum as mulheres fazerem os próprios chocolates para entregar aos homens de sua vida, seja pai, amigo, tio, irmão ou alguém especial) e os entrega para ela. No White Day (dia em que os homens dão marshmellows de presente as mulheres que lhe deram chocolates no Valentine's Day, como forma de retribuição ) Shaoran recebe um estojo feito a mão pela própria Sakura.

→ Sakura também faz um cachecol para Shaoran no dia em que eles vão juntos ao Templo Tsukimine. Mas no anime, ao invés do cachecol, ela lhe faz um kimono tradicional.

→ Uma das coisas que mais me impressionou no mangá foi a relação da Rika com o professor Terada. No anime, dá a intender que a relação dos dois é como de um amor platônico. A Rika gosta dele, mas ele não sente nada por ela. Já no mangá, ambos se gostam e demonstram de forma leve e sútil. Até mesmo rola uma proposta de noivado, acreditam?

→ A mesma acontece com a professora Mizuki e o Eriol. No anime, temos a impressão que eles se conhecem e que são amigos, porém no mangá, eles são apaixonados um pelo outro e juntos, retornam a Inglaterra.

→ O mago Clow morre no anime e então reencarna como Eriol. Já no mangá ele não morre. Tudo não passa de uma memória falsa que ele mesmo colocou nas mentes de Yue e Kérberos.

Ao invés disso ele dividiu sua alma em duas partes: uma delas virando Eriol que mantinha as memórias do mago Clow e a boa parte de sua magia e, a outra parte de alma, se transforma em Fujitaka, o pai da Sakura. Esse é um dos motivos do pai de Sakura poder ver sua falecida esposa. Ele não possuí muitos dos poderes mágicos, mas herdou uma pequena parte de Clow. Sendo assim, tanto Sakura e Toya acabam por serem filhos do mago Clow, explicando o motivo deles terem poderes mágicos, coisa que no anime isso não fica claro.

"Você sabe muito, Eriol." "Isso não é verdade."

→ No anime, Clow utilizou seus poderes para prever o futuro e viu que Sakura seria a pessoa perfeita para ser dona das cartas, assim como os guardiões iriam gostar muito dela. Mas no mangá ele a escolhe por justamente ela ser sua filha (ou pelo menos filha da sua outra parte de alma), e por isso sabia que ela teria os mesmos poderes que ele.

→ Shaoran faz um bicho de pelúcia a Sakura. Até aí tudo bem, está igual tanto no mangá quanto no anime. Porém, no mangá ele lhe dá bem antes de partir e de uma maneira bem... Inusitada. E Sakura acaba fazendo um para ele também, chegando até mesmo a passar a noite em claro para termina-lo.

Já no anime ele lhe entrega o ursinho somente no final quando já está de partida para Hong Kong.

→ No mangá, quando Shaoran está de partida ele promete a Sakura que voltará para Tomoeda quando resolver algumas coisas na China. Isso não acontece no anime. O cenário de ambas as cenas acontecem de forma diferente do anime e do mangá. No mangá se passa numa estação de trem enquanto no anime se passa num aeroporto.

O final do mangá me agradou bem mais, sendo sincera, porque não termina com o Shaoran indo embora não, meus queridos! Ele volta após alguns anos segurando o ursinho que a Sakura lhe deu em mãos e prometendo ficar para sempre ao lado dela! <3

Meus curiosos, essas foram as maiores diferenças entre o anime e mangá de Sakura Card Captor. Claro que tem mais algumas para citar, entretanto, não são tão importantes assim e quero manter um certo...Suspense para vocês, haha

Eu gosto de ambos. SOU APAIXONADONA tanto pelo anime quanto pelo mangá. Só que algumas coisas prefiro o mangá, como o final. Mas acredito que por terem estendido o anime e depois feito o filme, tudo ganhou um contexto maior, afinal, se o anime não tivesse terminado como terminou, não teria lógica em ter feito o filme Carta Selada. Filme que por sinal pretendo fazer uma resenha futuramente, assim como falar mais coisas sobre essa maravilhosa obra da CLAMP!

Espero que gostem e comentem o que acharam, qual versão vocês gostaram mais e o porquê, pois sua opinião é muito importante para nós do Café & Canela.

Não deixem de nós seguir nas redes sociais:

- - - -

E, para dizermos juntos: liberte-se!

Júpiter, a Capitã dos Sete Mares, escrevendo as mais deliciosas resenhas para vocês.

Para saber mais sobre a minha pessoa, visite a Tripulação.

Para ler minhas outras postagens, clique aqui!

Vejo-o em breve marujo, seu curioso(a)!

Posts Relacionados

Ver tudo

Ano Hana

bottom of page