1/3 Romantica
TÍTULO: 1/3 Romantica
GÊNERO: shoujo, romance
STATUS: completo, possuindo um volume de 3 capítulos + 2 capítulos extras
AUTOR: Shibano Yuka
ANO: 2008
SINOPSE: Hana começou a sair com Tokumoto, um garoto popular entre as garotas da escola. Hana apaixona-se cada vez pela sua bondade e o seu humor... Mas o que irá acontecr quando ela descobrir que a sua ex-namorada é uma professora?
- - ♡ - -
Queridos marujos, sua Capitã... IS BACK!
Dessa vez trazendo a resenha de um mangá que bom...Houve uma época em que eu era viciadona em mangás. E lia vários num mesmo dia. Como poderia fazer isso se não lesse mangás com pouquíssimos ou apenas um volume?
Eu sou meia suspeita para falar sobre isso porque sinceramente...Sou apaixonada! Acredito que existem muitos mangás bons com uma quantidade pequena de volumes. Isso porque eles tem uma história leve .
Não tem enrolação nem muitos problemas, apenas pequenas histórias agradáveis para se ler em uma tarde tranquila, enquanto tomamos uma xícara de café e canela, certo? Pois bem.
O que mais me agradou em 1/3 Romantica foi a surpresa. Chega um momento que esperamos que o "pior" aconteça e ficamos espantados com o desfecho apresentado até o final.
Os traços são lindos na minha humilde opinião. Eu gosto muito de traços delicados onde os personagens tem aqueles famosos olhos grandes e em que o mangaká se preocupa em desenhar pequenos detalhes, seja de roupa, objeto ou na ambientação.
PERSONAGENS:
→ Hoshino Hana: a protagonista fofa. Hana é aquele tipo de pessoa que está sempre priorizando a felicidade dos outros do que a si mesma. Ela tenta com todas as forças ser "egoísta" e fazer o que ela quer, mas não consegue. Quando ela vê alguém triste, ela chora, mesmo se não tiver nada a vê com isso. Fiquei com bastante pena dela no início e certas vezes fiquei até com um pouco de raiva por ela ser um pouco besta. Apesar disso, a sua forma de agir foi muito admirável, nos mostrando que se gostamos realmente de alguém temos que liberta-lo.
"Gosto de você. Gosto de você. Conforme passou o tempo...Comecei a notar.."
→ Rintarou Tokumoto: nosso galã (em todos os sentidos). Gostei bastante do seu senso de humor e da sua forma de tratar nossa protagonista. Ele tem um passado amoroso bem doloroso por causa da professora que ele era apaixonado.
Apesar da história dos dois ser bonita, não torci pros dois ficarem juntos. Eu não sei se foi por gostar bastante da Hana ou por achar que ele e a professora não combinavam...Enfim!
"Agora...Quem poderia ser?"
Já quando ele estava com nossa protagonista, era muito fofo. Ele tentou de tudo gostar dela e acredito que em certo momento até tenha começado a gostar de verdade. Ficava meio receosa com ele pela questão de talvez ele estar usando-a para esquecer sua ex, mas no final, ele me conquistou totalmente com sua personalidade animada e divertida.
→ Risako Tamura: professora de inglês e ex do nosso mocinho. Ela gosta bastante ainda de Tokumoto, mas teve que terminar com ele por motivos pessoais (não citarei para não dar spoilers). Percebemos que ela ainda sente um grande carinho por ele, mas ficava em certo dilema. Foi aquela personagem que não tive nada contra, mas também não tinha nada a favor.
Apenas senti pena dela e torcia para que ela tivesse um final bacana sem ser com nosso mocinho.
ROMANCE:
Vemos nosso triângulo amoroso ir se desenrolando. Vamos descobrindo o motivo da separação da nossa sensei com Tokumoto e os sentimentos da nossa protagonista irem aumentando. Sofremos com o dilema de fazer o que é certo e contar a verdade ou então somente fingir que não sabemos de nada e tentar seguir em frente.
Apesar de parecer, 1/3 Romantica não tem um foco em drama. Ficamos apreensivos com os personagens protagonistas mas em nenhum momento choramos ou coisa parecida.
Acredito que o maior foco dele seja mostrar que nada dura para sempre e que nem sempre as coisas ocorrem como planejamos.
EXTRAS:
Foram os pontos mais fortes do mangá. Não que a história principal tenha sido ruim, não. Foi muito fofa e romântica de fato, mas a história dos dois capítulos especiais me emocionaram demais, principalmente o último.
O primeiro capítulo extra trata-se de um amor que já existe a anos, porém, nenhum dos dois tem a coragem necessária para assumir seus sentimentos e por isso acabam se magoando.
Já o segundo, trata-se de uma história voltada a exclusão. Até quando podemos ser invisíveis sem desmoronar? Ainda mais quando essa exclusão é feita pela nossa própria família?
A abordagem musical também foi muito forte, nos mostrando que a música pode expressar coisas que não temos coragem de falar abertamente.
ONDE LER:
Manga Host (ler online)
Union Mangás (ler online)
Central de Mangás (ler online)
*Todo o mangá está traduzido em português de Portugal.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Meus curiosos, foi muito bom resenhar este mangá para vocês. Claro que a resenha não foi muito grande como é de costume meu, entretanto, se eu falasse mais coisas poderia dar spoilers e isso é algo que realmente não gosto de fazer.
Espero que gostem e sintam-se a vontade de ler. Comentem o que acharam, pois sua opinião é muito importante para nós do Café & Canela.
Não deixem de nós seguir nas redes sociais:
- - ♡ - -
E, para dizermos juntos: liberte-se! ♡
Júpiter, a Capitã dos Sete Mares, escrevendo as mais deliciosas resenhas para vocês.
Para saber mais sobre a minha pessoa, visite a Tripulação.
Para ler minhas outras postagens, clique aqui!
Vejo-o em breve marujo, seu curioso(a)!